Tuesday, March 24, 2009

Janosch


Ja que falei de Eric Carle e já que o tema são livros infantis graças ao dia Internacional do Livro Infantil, quero fazer aqui a minha pequena homenagem ao Janosch que, infelizmente só foi escrito e editado na Alemanha e somente as crianças alemãs tiveram e tem o privilégio de ler sobre o Pequeno Tigre, o Pequeno urso e o Tigre-Pato! Veja: Janosch. Minto, parece que há alguma coisa em inglês, mas muito antiga.... mas também graças ao Instituto Goethe, Janosch ficou conhecido pelos estudantes da lingua alemã pelo mundo... encontrei um Site no Japão: http://www.janosch.jp/

"Ohhhh Wie Schon ist Panamá" - "Ohhhhh Que lindo é o Panamá" ou "Ich mach dich Gesund!" - " Eu gosto de você com saúde", são os favoritos aqui em casa!

Com vocês: o Grande, Gordo Urso Marrom: Traumstunde

Eric Carle

[spring09.gif]
Eric Carle

Quem não conhece a Lagarta Comilona... Die kleiner Raupe Nimersat.... ou The Very Hungry Caterpilar? Pois então, completa seu 40 Aniversário, o Google comemorou! Para ver mais: Eric Carle

Tamer Institute, tive que copiar o texto....

texto copiado do Blog: www.olivroinfantil.blogspot.com

Tamer Institute ganha prémio ALMA

A Fundação Astrid Lindgren destacou "a persistência, a coragem e a riqueza de ideias" com que o Instituto tem estimulado o gosto pela leitura das crianças e dos jovens palestinianos.
"Em condições difíceis realizam um trabalho de fomento da leitura com amplitude e diversidade raras. Seguindo o espírito de Astrid Lindgren, o Instituto Tamer vê o poder da palavra e do livro, a força da narrativa e a fantasia como chaves para a coragem, a auto-estima e a tolerância", lê-se na acta do júri.

Criado em 1989 o Instituto Tamer é uma organização independente que actua nos territórios autónomos de Gaza e da Cisjordânia através de oficinas de escrita, narração, drama e conversas sobre livros para crianças e jovens.

Fornece também livros infantis às bibliotecas, forma bibliotecários e realiza uma campanha nacional anual de formento da leitura entre crianças.
O prémio, a que se apresentaram 153 candidatos de 60 países, será entregue pela princesa Victoria da Suécia em cerimónia a realizar no Konserthus de Estocolmo no dia 2 de Junho.
O Prémio de Literatura em memória Astrid Lindgren (ALMA), no valor de cinco milhões de coroas suecas (621.000 dólares), reconhece autores, ilustradores e iniciativas que incitem à leitura, segundo as ideias defendidas pela criadora da "Pipi das meias altas".

O objectivo do prémio é potenciar e aumentar o interesse pela literatura infantil e juvenil em todo o mundo e apoiar o direito das crianças à cultura no âmbito global.
O galardão foi instituído em 2003 pelo governo sueco, um ano depois da morte de Astrid Lindgren.

Entre os premiados em edições anteriores contam-se o Banco do Livro da Venezuela (2007) e a australiana Sonya Hartnett (2008).
RMM. Luas/fim
(Texto citado do site da RTP1)
Para aceder ao site do Instituto Tamer clique aqui.

Sunday, March 8, 2009

Vicky Cristina Barcelona


Wood Allen consegue finalmente falar sobre "o amor" e suas faces com toda a sua simplicidade habitual mas claramente tocante! Com muito humor. Um filme a não perder! Diverti-me imenso ao assistir e ao mesmo tempo ficou aquele pensamento a rondar a cabeça por alguns dias... Ah, para não dizer da Penelope que retracta a mulher latina como nunca...