Thursday, November 19, 2009

Fotos jogadas fora

Ontem, estava eu voltando para a casa e topei na calçada com um lixo revirado e muitas fotos espalhadas pelo chão.

Foi aí que pensei: Qual será o motivo que levou esta pessoa a jogar suas fotografias fora?

Este tipo de visão remete como que instantâneo as nossas lembranças pessoais e as minhas vieram como um flash, tudo o que já vivi e o que ficou para trás. As melhores lembranças que temos, são as fotografias e jogá-las fora é não querer mais lembrar um passado.

As pessoas tropeçavam por aquelas fotografias como se nada alí estivesse e da mesma maneira que passam pelos nossos olhos milhares de imagens que nem sequer temos tempo para parar e ver a mensagem que está por detras delas.

Não podemos deixar que uma história seja somente uma imagem, mas uma imagem que reflete uma história com começo e meio e talvez já tenha um fim.

Monday, September 28, 2009

As Cartas

Me emociono muito quando recebo as cartas do outro lado do mundo... sim, porque embora não pareça, ESTAMOS SIM do outro lado do mundo!

Dá uma nostalgia! Mas ao mesmo tempo é tão bom saber que somos tão amados e que mesmo distantes, sempre somos lembrados!

Passo dias a suspirar, principalmente quando estamos passeando... estivemos perto do mar e eu olhava para aquele mundo todo de mar na minha frente e só de saber que aquele não é mais o Atlântico e sim o Índico dá um arrepio... ui ui... Agora quando olho para o mar, não está mais o Brasil do outro lado e sim a Malásia ou mais embaixo a Austrália...

Sunday, August 30, 2009

Inspiração de hoje...

Ao fundo, atrás da janela, vê-se uma árvore com muitas fitas coloridas amarradas. As grandes e velhas árvores aqui são sagradas. Os Thais as as enfeitam, fazem oferendas em seus pés, acendem incensos. São altares, são templos, são Deuses.

"... cuide bem do seu amor, seja quem for..."

"
Vou sair pra ver o céu
Vou me perder entre as estrelas
Ver daonde nasce o sol
Como se guiam os cometas pelo espaço
E os meus passos, nunca mais serão iguais
Se for mais veloz que a luz, então escapo da tristeza
Deixo toda a dor pra trás, perdida num planeta abandonado no espaço.
E volto sem olhar pra trás
No escuro do céu
Mais longe que o sol
Perdido num planeta abandonado
No espaço... "

A Falta de Tempo

- o Monge caminha, as pessoas caminham... eu caminho...

Não há tempo para nada. Detesto, mas devo admitir que entrei nesta onda. Os dias passam e tudo o que quero fazer não faço por falta de tempo!

A cabeça lota de pensamentos e idéias e como não tenho tempo de colocar no papel, ou no computador, minha noite fica lotada de sonhos com muita gente e situações misturadas, uma loucura... loucura!

E com isto, não tenho quase escrito. Também não tenho escrito porque ando embaixo de caixas e a dar atenção quase que 24 horas às crianças... e assim, pouco vivo a cidade. A cidade que corre e respira lá fora! Fico horas trancada aqui em casa e nem vejo o dia passar!

Mas como o dia passa, tudo passa.... e amanhã será um novo dia que também vai passar, o trem vai passar e a roupa será passada... tenho historinhas para contar!

Citytour, sim, fizemos um pouco! Conhecemos o Grand Palace, vimos o Buda de esmeralda e Wat Po onde fica o Buda deitado. Já temos fotos no flickr, cliquem aqui. Foi uma aventura com as crianças, o sol de rachar o côco e a andalância, mas valeu bem a pena. O Tonico veio nos visitar e aproveitamos a deixa. Tenho que sublinhar que algumas fotos no flickr são de autoria do Tonico também.




Estamos em época de chuvas e a rua que dá acesso aqui a vila alaga todo dia. Outro dia, eu e a Alicia tivemos que pegar carona com um tiozinho numa motinha para não termos que meter o pé na água! E dizem que quando a água sobe, as cobras saem dos buracos... ahhhhh.... tem muito bicho na cidade, até cobra!

Quanto aos cheiros das ruas, começa a enjoar um pouco, porque esta mistura de cheiros de comidas diferentes, com flores, com incenso, com esgoto às vezes fica um pouco demais!

Atrás de casa tem uma escola e todos os dias ouvimos canções típicas com crianças cantando e tocando os instrumentos populares, é bonito de ouvir e eu e a Alicia ficamos treinando a dança deles. Bem engraçado!

Amanhã começo a explorar a cidade a pé porque as crianças começam a escola e vou aproveitar as manhãs para isto, por isto, entrem sempre no Cake it, porque vou estar mandando novidades. Espero! Vou fazer o L de Bangkok para o Tom, minha primeira intervenção artística em Bangkok! Vejam sobre o LUGAR aqui.

Sawadee Ka!

Thursday, August 6, 2009

Meu Aniversário


O dia começou triste, com o fuso horário muitos me ligaram só no dia seguinte. Passei o dia como de rotina, com as crianças... no final da tarde, me fiz bonita como diz a Alicia, e fui me encontrar com o Alex para jantarmos.

No transito parado, fiquei olhando para a cidade pela janela do carro com a canção da Adriana Calcanhoto na cabeça : "eu ando pelo mundo ... pela janela do carro, pela janela, quem é ela, quem é ela..." e pensando como esta vida é maluca!

Um dia estamos num canto do mundo e outro dia estamos do outro lado e as pessoas que nestes cantos vivem seguem suas rotinas e quando chegamos entramos nela como se sempre estivéssemos lá estado. Enquanto que a rotina que deixamos, continua como se nunca lá estivéssemos estado!

Louco...

Senti uma nostaugia, comecei a chorar... tocou o telefone...zza

Terminamos a noite jantando no topo de um dos edifícios mais altos de Bangkok e ao ar livre... que lindo ver a cidade lá do alto e ver suas luzes acendendo e apagando e a rotina seguindo....

Feliz Aniversário Paty!

"

Eu ando pelo mundo
Prestando atenção em cores
Que eu não sei o nome
Cores de Almodóvar
Cores de Frida Kahlo
Cores!

Passeio pelo escuro
Eu presto muita atenção
No que meu irmão ouve
E como uma segunda pele
Um calo, uma casca
Uma cápsula protetora
Ai, Eu quero chegar antes
Prá sinalizar
O estar de cada coisa
Filtrar seus graus...

Eu ando pelo mundo
Divertindo gente
Chorando ao telefone
E vendo doer a fome
Nos meninos que têm fome...

Pela janela do quarto
Pela janela do carro
Pela tela, pela janela
Quem é ela? Quem é ela?
Eu vejo tudo enquadrado
Remoto controle...

Eu ando pelo mundo
E os automóveis correm
Para quê?
As crianças correm
Para onde?
Transito entre dois lados
De um lado
Eu gosto de opostos
Exponho o meu modo
Me mostro
Eu canto para quem?

Pela janela do quarto
Pela janela do carro
Pela tela, pela janela
Quem é ela? Quem é ela?
Eu vejo tudo enquadrado
Remoto controle...

Eu ando pelo mundo
E meus amigos, cadê?
Minha alegria, meu cansaço
Meu amor cadê você?
Eu acordei
Não tem ninguém ao lado...

Pela janela do quarto
Pela janela do carro
Pela tela, pela janela
Quem é ela? Quem é ela?
Eu vejo tudo enquadrado
Remoto controle...

Eu ando pelo mundo
E meus amigos, cadê?
Minha alegria, meu cansaço
Meu amor cadê você?
Eu acordei
Não tem ninguém ao lado... "

A Chegada!






Sawadee Ka!
Saudações!
Hello!

Olha eu, finalmente escrevendo! Demorei, mas agora quero contar tudo procêis!

A viagem foi tranquila. As crianças dormiram a viagem toda... Ufa!

Quando o avião começa a chegar em Bangkok, a vista é de plantações de arroz sem fim, tudo recordado muito certinho, em retângulos, parecia uma grande colcha em retalhos infinita, perfeitinham, lavada e engomada... e derrepente, aparecem do nada os grandes arranha-céus! Aqui é tudo plano, não há montanha!

Pela janela do carro, no caminho para casa, outra surpresa... Bangkok é muito parecida com São Paulo, mas há muito mais verde, e o que supostamente seria uma favela, são as casas mais simples dos Thais que alí sempre estiveram margeando os canais e muita bananeira no meio das casas. Um contraste muito forte entre o verde, as casas humildes e os grandes arranha céus e ainda no meio de tudo isto, os Templos!

E muita gente na rua, gente de todo jeito, muita barraca vendendo de tudo, muito cheiro a comida e muita fruta!

O caos do trânsito é divertido, porque no meio dos milhares de moto-boys, carros e auto-carros, ainda vemos os Tuk-tuks - pequenos taxis motocicletas, bicicletas e se bobiarmos, até Elefantes! Ah, os taxis normais são cor de rosa ou verde e amarelo. Bem, o cor de rosa por aqui parece ser a cor de eleição, deve ser por causa das orquídeas, e a Alícia, nem preciso falar que como toda boa menina de quatro anos, ficou fascinada!

Pessoas vestidas de toda maneira possível e imaginária, os cabelos e seus penteados urbanos-asiáticos, no meio disto tudo, gente do mundo todo, turista, Monges Budistas... Em Bangkok, há bairro Árabe, bairro Japones, bairro PORTUGUÊS! Companheiras das andanças na 25 de Março, isto aqui é o Paraíso!!!

O mais fácil é ir de Skytrain, porque de carro demora mais que o dobro do tempo para chegar a um destino! Existe shopping para todos os bolsos e todos os gostos! Comida do mundo todo, acho que a comida japonesa daqui é melhor que no Japão e a pizza daqui deixa a Itália no chinelo e compete muito bem com São Paulo (se não forem os brasileiros que estão a fazer!?), só não ganha porque somos ainda mais criativos nos sabores.. Frutas exóticas deliciosas e novas, hummmmmm....

T U D O, mas T U D O encontra-se aqui, basca fuçar aqui e encontrar acolá.

Moramos numa vila onde moram estrangeiros e thais. A vila fica no meio da cidade, mas nem parece porque tem muito verde, riozinho com peixinhos, e etcéteras bem bons, diga-se de passagem... mas isto já é a parte do luxo, nem vou falar, porque vai parecer que estou querendo contar vantagem, mas agora entendí porque que é que quem vem para a Asia, não quer mais voltar para o Ocidente, há serviço para tudo e fazem tudo por você!

Ah, temos vizinhos brasileiros, muito queridos que já ficamos amigos e de mais um casal que ela é boliviana e ele colombiano (uma arquiteta com engenheiro, alguém pode me explicar como é que isto é possível?)

Parte cultural... nem me perguntem, é imensa! Estou a procura da tal professora, sim, porque quero falar Tailandes e quero conhecer TUDO sobre a cultura e costumes deles! Ainda não fiz nenhum City Tour, mas assim que fizer, mando fotos!

Arte MUUUUIIITTTAAAAAA e para todos os gostos! Da Contemporânea as esculturas de animais assustadoras de bregas! Muito Design, Muita ilustração e a parte publicitária é bem engraçada!

Bem, estou cansada, 10 da noite, preciso dormir para aguentar a turminha amanhã logo cedo! Prometo escrever mais!



Sunday, July 12, 2009

A Despedida


" Já esta chegando a hora de ir, venho aqui me despedir e dizer... que em qualquer lugar por onde eu andar, vou lembrar de você. Só me resta agora dizer Adeus, e depois o meu caminho seguir... o meu coração aqui vou deixar, não ligue se acaso eu chorar, mas agora: Adeus!"

Esta música não saía um minuto da minha cabeça. Deixar Portugal foi doloroso como quando deixamos o Brasil, sim porque, quando vivemos muitos momentos felizes, quando realmente somos felizes em um lugar, e construimos uma vida, uma família, uma história, não dá para virar as costas e seguir.... dói!

Sunday, April 12, 2009

Páscoa


Um sopro de esperança no dia em que lembramos a Ressureição, o Renascer!
O sintoma que paira hoje no ar é de que algo novo aconteça, em qualquer parte do Mundo! O Mundo está doente, as pessoas estão depressivas e apreensivas, do que se trata esta crise?

Tuesday, March 24, 2009

Janosch


Ja que falei de Eric Carle e já que o tema são livros infantis graças ao dia Internacional do Livro Infantil, quero fazer aqui a minha pequena homenagem ao Janosch que, infelizmente só foi escrito e editado na Alemanha e somente as crianças alemãs tiveram e tem o privilégio de ler sobre o Pequeno Tigre, o Pequeno urso e o Tigre-Pato! Veja: Janosch. Minto, parece que há alguma coisa em inglês, mas muito antiga.... mas também graças ao Instituto Goethe, Janosch ficou conhecido pelos estudantes da lingua alemã pelo mundo... encontrei um Site no Japão: http://www.janosch.jp/

"Ohhhh Wie Schon ist Panamá" - "Ohhhhh Que lindo é o Panamá" ou "Ich mach dich Gesund!" - " Eu gosto de você com saúde", são os favoritos aqui em casa!

Com vocês: o Grande, Gordo Urso Marrom: Traumstunde

Eric Carle

[spring09.gif]
Eric Carle

Quem não conhece a Lagarta Comilona... Die kleiner Raupe Nimersat.... ou The Very Hungry Caterpilar? Pois então, completa seu 40 Aniversário, o Google comemorou! Para ver mais: Eric Carle

Tamer Institute, tive que copiar o texto....

texto copiado do Blog: www.olivroinfantil.blogspot.com

Tamer Institute ganha prémio ALMA

A Fundação Astrid Lindgren destacou "a persistência, a coragem e a riqueza de ideias" com que o Instituto tem estimulado o gosto pela leitura das crianças e dos jovens palestinianos.
"Em condições difíceis realizam um trabalho de fomento da leitura com amplitude e diversidade raras. Seguindo o espírito de Astrid Lindgren, o Instituto Tamer vê o poder da palavra e do livro, a força da narrativa e a fantasia como chaves para a coragem, a auto-estima e a tolerância", lê-se na acta do júri.

Criado em 1989 o Instituto Tamer é uma organização independente que actua nos territórios autónomos de Gaza e da Cisjordânia através de oficinas de escrita, narração, drama e conversas sobre livros para crianças e jovens.

Fornece também livros infantis às bibliotecas, forma bibliotecários e realiza uma campanha nacional anual de formento da leitura entre crianças.
O prémio, a que se apresentaram 153 candidatos de 60 países, será entregue pela princesa Victoria da Suécia em cerimónia a realizar no Konserthus de Estocolmo no dia 2 de Junho.
O Prémio de Literatura em memória Astrid Lindgren (ALMA), no valor de cinco milhões de coroas suecas (621.000 dólares), reconhece autores, ilustradores e iniciativas que incitem à leitura, segundo as ideias defendidas pela criadora da "Pipi das meias altas".

O objectivo do prémio é potenciar e aumentar o interesse pela literatura infantil e juvenil em todo o mundo e apoiar o direito das crianças à cultura no âmbito global.
O galardão foi instituído em 2003 pelo governo sueco, um ano depois da morte de Astrid Lindgren.

Entre os premiados em edições anteriores contam-se o Banco do Livro da Venezuela (2007) e a australiana Sonya Hartnett (2008).
RMM. Luas/fim
(Texto citado do site da RTP1)
Para aceder ao site do Instituto Tamer clique aqui.

Sunday, March 8, 2009

Vicky Cristina Barcelona


Wood Allen consegue finalmente falar sobre "o amor" e suas faces com toda a sua simplicidade habitual mas claramente tocante! Com muito humor. Um filme a não perder! Diverti-me imenso ao assistir e ao mesmo tempo ficou aquele pensamento a rondar a cabeça por alguns dias... Ah, para não dizer da Penelope que retracta a mulher latina como nunca...

Saturday, February 28, 2009

Trava


Isto, ou melhor, esta fotografia era para ser um Projeto. O Projeto da volta à pintura, mas uma pintura nova, ilustrada, criada com padrões, camadas, estenceis.... Estou completamente bloqueada em tudo o que pego para fazer.... é como abrir a despensa e encontrar somente chocolates baratos, aqueles que vamos acumulando e ninguém quer comer... assim anda minha cabeça... cheia de idéias que parecem geniais e no momento em que inicio a execução, transformam-se em qualquer coisa bizarra. O meu instinto de concentração é zero no momento... estou sempre tão ocupada de um lado para o outro e com este amor gigante pelos meus filhos que, não consigo concentrar e não consigo criar!

Thursday, January 15, 2009

e o nosso Natal

Aqui estão nossos pequenos!
Foi divertido, na Alemanha respiramos mesmo o ar do Natal!
Para além dos enfeites... e da neve, que este ano não tivemos, ela resolveu chegar mais tarde, quando já havíamos partido... estivemos no carrocel, no Mercado de Natal a beber vinho quente e confraternizar... a patinar no gelo.... a nos fantasiar com estrelas!


As texturas do final do ano...

Estive a procura de texturas, encontrei muitas... mas na natureza como sempre... árvores, folhas...
Ou nos alimentos...


delícia não é? vejam estas então:

até mais!