Olha eu, finalmente escrevendo! Demorei, mas agora quero contar tudo procêis!
A viagem foi tranquila. As crianças dormiram a viagem toda... Ufa!
Quando o avião começa a chegar em Bangkok, a vista é de plantações de arroz sem fim, tudo recordado muito certinho, em retângulos, parecia uma grande colcha em retalhos infinita, perfeitinham, lavada e engomada... e derrepente, aparecem do nada os grandes arranha-céus! Aqui é tudo plano, não há montanha!
Pela janela do carro, no caminho para casa, outra surpresa... Bangkok é muito parecida com São Paulo, mas há muito mais verde, e o que supostamente seria uma favela, são as casas mais simples dos Thais que alí sempre estiveram margeando os canais e muita bananeira no meio das casas. Um contraste muito forte entre o verde, as casas humildes e os grandes arranha céus e ainda no meio de tudo isto, os Templos!
E muita gente na rua, gente de todo jeito, muita barraca vendendo de tudo, muito cheiro a comida e muita fruta!
O caos do trânsito é divertido, porque no meio dos milhares de moto-boys, carros e auto-carros, ainda vemos os Tuk-tuks - pequenos taxis motocicletas, bicicletas e se bobiarmos, até Elefantes! Ah, os taxis normais são cor de rosa ou verde e amarelo. Bem, o cor de rosa por aqui parece ser a cor de eleição, deve ser por causa das orquídeas, e a Alícia, nem preciso falar que como toda boa menina de quatro anos, ficou fascinada!
Pessoas vestidas de toda maneira possível e imaginária, os cabelos e seus penteados urbanos-asiáticos, no meio disto tudo, gente do mundo todo, turista, Monges Budistas... Em Bangkok, há bairro Árabe, bairro Japones, bairro PORTUGUÊS! Companheiras das andanças na 25 de Março, isto aqui é o Paraíso!!!
O mais fácil é ir de Skytrain, porque de carro demora mais que o dobro do tempo para chegar a um destino! Existe shopping para todos os bolsos e todos os gostos! Comida do mundo todo, acho que a comida japonesa daqui é melhor que no Japão e a pizza daqui deixa a Itália no chinelo e compete muito bem com São Paulo (se não forem os brasileiros que estão a fazer!?), só não ganha porque somos ainda mais criativos nos sabores.. Frutas exóticas deliciosas e novas, hummmmmm....
T U D O, mas T U D O encontra-se aqui, basca fuçar aqui e encontrar acolá.
Moramos numa vila onde moram estrangeiros e thais. A vila fica no meio da cidade, mas nem parece porque tem muito verde, riozinho com peixinhos, e etcéteras bem bons, diga-se de passagem... mas isto já é a parte do luxo, nem vou falar, porque vai parecer que estou querendo contar vantagem, mas agora entendí porque que é que quem vem para a Asia, não quer mais voltar para o Ocidente, há serviço para tudo e fazem tudo por você!
Ah, temos vizinhos brasileiros, muito queridos que já ficamos amigos e de mais um casal que ela é boliviana e ele colombiano (uma arquiteta com engenheiro, alguém pode me explicar como é que isto é possível?)
Parte cultural... nem me perguntem, é imensa! Estou a procura da tal professora, sim, porque quero falar Tailandes e quero conhecer TUDO sobre a cultura e costumes deles! Ainda não fiz nenhum City Tour, mas assim que fizer, mando fotos!
Arte MUUUUIIITTTAAAAAA e para todos os gostos! Da Contemporânea as esculturas de animais assustadoras de bregas! Muito Design, Muita ilustração e a parte publicitária é bem engraçada!
Bem, estou cansada, 10 da noite, preciso dormir para aguentar a turminha amanhã logo cedo! Prometo escrever mais!
1 comment:
que delicia saber de você, saber das crianças e das suas andanças por aí! você escreve e eu imagino, acredita? me transporto para aí e me delicio com tantas cores, imagens e estampas que devem existir!
saudades, querida pati!
se cuida! beijo grande de quem te gosta muito!
kk
Post a Comment