Sunday, August 30, 2009

Inspiração de hoje...

Ao fundo, atrás da janela, vê-se uma árvore com muitas fitas coloridas amarradas. As grandes e velhas árvores aqui são sagradas. Os Thais as as enfeitam, fazem oferendas em seus pés, acendem incensos. São altares, são templos, são Deuses.

"... cuide bem do seu amor, seja quem for..."

"
Vou sair pra ver o céu
Vou me perder entre as estrelas
Ver daonde nasce o sol
Como se guiam os cometas pelo espaço
E os meus passos, nunca mais serão iguais
Se for mais veloz que a luz, então escapo da tristeza
Deixo toda a dor pra trás, perdida num planeta abandonado no espaço.
E volto sem olhar pra trás
No escuro do céu
Mais longe que o sol
Perdido num planeta abandonado
No espaço... "

A Falta de Tempo

- o Monge caminha, as pessoas caminham... eu caminho...

Não há tempo para nada. Detesto, mas devo admitir que entrei nesta onda. Os dias passam e tudo o que quero fazer não faço por falta de tempo!

A cabeça lota de pensamentos e idéias e como não tenho tempo de colocar no papel, ou no computador, minha noite fica lotada de sonhos com muita gente e situações misturadas, uma loucura... loucura!

E com isto, não tenho quase escrito. Também não tenho escrito porque ando embaixo de caixas e a dar atenção quase que 24 horas às crianças... e assim, pouco vivo a cidade. A cidade que corre e respira lá fora! Fico horas trancada aqui em casa e nem vejo o dia passar!

Mas como o dia passa, tudo passa.... e amanhã será um novo dia que também vai passar, o trem vai passar e a roupa será passada... tenho historinhas para contar!

Citytour, sim, fizemos um pouco! Conhecemos o Grand Palace, vimos o Buda de esmeralda e Wat Po onde fica o Buda deitado. Já temos fotos no flickr, cliquem aqui. Foi uma aventura com as crianças, o sol de rachar o côco e a andalância, mas valeu bem a pena. O Tonico veio nos visitar e aproveitamos a deixa. Tenho que sublinhar que algumas fotos no flickr são de autoria do Tonico também.




Estamos em época de chuvas e a rua que dá acesso aqui a vila alaga todo dia. Outro dia, eu e a Alicia tivemos que pegar carona com um tiozinho numa motinha para não termos que meter o pé na água! E dizem que quando a água sobe, as cobras saem dos buracos... ahhhhh.... tem muito bicho na cidade, até cobra!

Quanto aos cheiros das ruas, começa a enjoar um pouco, porque esta mistura de cheiros de comidas diferentes, com flores, com incenso, com esgoto às vezes fica um pouco demais!

Atrás de casa tem uma escola e todos os dias ouvimos canções típicas com crianças cantando e tocando os instrumentos populares, é bonito de ouvir e eu e a Alicia ficamos treinando a dança deles. Bem engraçado!

Amanhã começo a explorar a cidade a pé porque as crianças começam a escola e vou aproveitar as manhãs para isto, por isto, entrem sempre no Cake it, porque vou estar mandando novidades. Espero! Vou fazer o L de Bangkok para o Tom, minha primeira intervenção artística em Bangkok! Vejam sobre o LUGAR aqui.

Sawadee Ka!

Thursday, August 6, 2009

Meu Aniversário


O dia começou triste, com o fuso horário muitos me ligaram só no dia seguinte. Passei o dia como de rotina, com as crianças... no final da tarde, me fiz bonita como diz a Alicia, e fui me encontrar com o Alex para jantarmos.

No transito parado, fiquei olhando para a cidade pela janela do carro com a canção da Adriana Calcanhoto na cabeça : "eu ando pelo mundo ... pela janela do carro, pela janela, quem é ela, quem é ela..." e pensando como esta vida é maluca!

Um dia estamos num canto do mundo e outro dia estamos do outro lado e as pessoas que nestes cantos vivem seguem suas rotinas e quando chegamos entramos nela como se sempre estivéssemos lá estado. Enquanto que a rotina que deixamos, continua como se nunca lá estivéssemos estado!

Louco...

Senti uma nostaugia, comecei a chorar... tocou o telefone...zza

Terminamos a noite jantando no topo de um dos edifícios mais altos de Bangkok e ao ar livre... que lindo ver a cidade lá do alto e ver suas luzes acendendo e apagando e a rotina seguindo....

Feliz Aniversário Paty!

"

Eu ando pelo mundo
Prestando atenção em cores
Que eu não sei o nome
Cores de Almodóvar
Cores de Frida Kahlo
Cores!

Passeio pelo escuro
Eu presto muita atenção
No que meu irmão ouve
E como uma segunda pele
Um calo, uma casca
Uma cápsula protetora
Ai, Eu quero chegar antes
Prá sinalizar
O estar de cada coisa
Filtrar seus graus...

Eu ando pelo mundo
Divertindo gente
Chorando ao telefone
E vendo doer a fome
Nos meninos que têm fome...

Pela janela do quarto
Pela janela do carro
Pela tela, pela janela
Quem é ela? Quem é ela?
Eu vejo tudo enquadrado
Remoto controle...

Eu ando pelo mundo
E os automóveis correm
Para quê?
As crianças correm
Para onde?
Transito entre dois lados
De um lado
Eu gosto de opostos
Exponho o meu modo
Me mostro
Eu canto para quem?

Pela janela do quarto
Pela janela do carro
Pela tela, pela janela
Quem é ela? Quem é ela?
Eu vejo tudo enquadrado
Remoto controle...

Eu ando pelo mundo
E meus amigos, cadê?
Minha alegria, meu cansaço
Meu amor cadê você?
Eu acordei
Não tem ninguém ao lado...

Pela janela do quarto
Pela janela do carro
Pela tela, pela janela
Quem é ela? Quem é ela?
Eu vejo tudo enquadrado
Remoto controle...

Eu ando pelo mundo
E meus amigos, cadê?
Minha alegria, meu cansaço
Meu amor cadê você?
Eu acordei
Não tem ninguém ao lado... "

A Chegada!






Sawadee Ka!
Saudações!
Hello!

Olha eu, finalmente escrevendo! Demorei, mas agora quero contar tudo procêis!

A viagem foi tranquila. As crianças dormiram a viagem toda... Ufa!

Quando o avião começa a chegar em Bangkok, a vista é de plantações de arroz sem fim, tudo recordado muito certinho, em retângulos, parecia uma grande colcha em retalhos infinita, perfeitinham, lavada e engomada... e derrepente, aparecem do nada os grandes arranha-céus! Aqui é tudo plano, não há montanha!

Pela janela do carro, no caminho para casa, outra surpresa... Bangkok é muito parecida com São Paulo, mas há muito mais verde, e o que supostamente seria uma favela, são as casas mais simples dos Thais que alí sempre estiveram margeando os canais e muita bananeira no meio das casas. Um contraste muito forte entre o verde, as casas humildes e os grandes arranha céus e ainda no meio de tudo isto, os Templos!

E muita gente na rua, gente de todo jeito, muita barraca vendendo de tudo, muito cheiro a comida e muita fruta!

O caos do trânsito é divertido, porque no meio dos milhares de moto-boys, carros e auto-carros, ainda vemos os Tuk-tuks - pequenos taxis motocicletas, bicicletas e se bobiarmos, até Elefantes! Ah, os taxis normais são cor de rosa ou verde e amarelo. Bem, o cor de rosa por aqui parece ser a cor de eleição, deve ser por causa das orquídeas, e a Alícia, nem preciso falar que como toda boa menina de quatro anos, ficou fascinada!

Pessoas vestidas de toda maneira possível e imaginária, os cabelos e seus penteados urbanos-asiáticos, no meio disto tudo, gente do mundo todo, turista, Monges Budistas... Em Bangkok, há bairro Árabe, bairro Japones, bairro PORTUGUÊS! Companheiras das andanças na 25 de Março, isto aqui é o Paraíso!!!

O mais fácil é ir de Skytrain, porque de carro demora mais que o dobro do tempo para chegar a um destino! Existe shopping para todos os bolsos e todos os gostos! Comida do mundo todo, acho que a comida japonesa daqui é melhor que no Japão e a pizza daqui deixa a Itália no chinelo e compete muito bem com São Paulo (se não forem os brasileiros que estão a fazer!?), só não ganha porque somos ainda mais criativos nos sabores.. Frutas exóticas deliciosas e novas, hummmmmm....

T U D O, mas T U D O encontra-se aqui, basca fuçar aqui e encontrar acolá.

Moramos numa vila onde moram estrangeiros e thais. A vila fica no meio da cidade, mas nem parece porque tem muito verde, riozinho com peixinhos, e etcéteras bem bons, diga-se de passagem... mas isto já é a parte do luxo, nem vou falar, porque vai parecer que estou querendo contar vantagem, mas agora entendí porque que é que quem vem para a Asia, não quer mais voltar para o Ocidente, há serviço para tudo e fazem tudo por você!

Ah, temos vizinhos brasileiros, muito queridos que já ficamos amigos e de mais um casal que ela é boliviana e ele colombiano (uma arquiteta com engenheiro, alguém pode me explicar como é que isto é possível?)

Parte cultural... nem me perguntem, é imensa! Estou a procura da tal professora, sim, porque quero falar Tailandes e quero conhecer TUDO sobre a cultura e costumes deles! Ainda não fiz nenhum City Tour, mas assim que fizer, mando fotos!

Arte MUUUUIIITTTAAAAAA e para todos os gostos! Da Contemporânea as esculturas de animais assustadoras de bregas! Muito Design, Muita ilustração e a parte publicitária é bem engraçada!

Bem, estou cansada, 10 da noite, preciso dormir para aguentar a turminha amanhã logo cedo! Prometo escrever mais!